21 setembro 2016

Ingrid - A odiada amada personagem


Nihao pessoas, tudo bem?? ^^ Hoje o artigo será especial, dedicado a uma personagem odiada, querida, controversa, o 8 ou 80 de SF... Ingrid!!!

É, como uma garotinha fofinha geraria tanta treta?
Assumo que há tempos estava querendo fazer um artigo dedicado a ela, justamente por existir uma controversa em torno da personagem. Então, vamos ao que interessa.

Artigo aprovado pela deusa Éris!

A origem de Ingrid



Ingrid surgiu no jogo Capcom Fighting All Stars, como um dos sub-boss. O estilo do game seria algo parecido com a KOF Maximun Impact, um ambiente 3D, mesclando a jogabilidade 2D. O sistema de barras de energia era parecido com o de Vampire Savior (com um sistema de três tiers), onde cada barra de energia perdida, aumentava a barra de Super Combo.


A história do jogo era a seguinte: O vilão Death escondeu uma poderosa bomba em Metro City, que se detonada, iria destruir a cidade. O prefeito Mike Haggar descobre e pede a ajuda de Ryu, Chun-Li, Alex, Nash, Poison, Akira, Batsu e Strider Hiryu para localiza-la. Porém, para desarmar a bomba, seria preciso ter três códigos necessários, que estavam em poder dos três ajudantes de Death: D.D, que era o líder dos três, tendo como codinome "God of Thunder" e o código "Ogre", Rook (ou Luke, conforme o CFN Portal), o "Fallen Angel", que possuía como código o seu nick e por último, a conhecida como "Eternal Goddess", Ingrid, que possuía o código Isis.


O jogo, que contaria ainda com Akuma e Demitri, foi cancelado em 2003, após alguns meses de desenvolvimento, e conforme alguns sites, foi devido ao feedback negativo dos beta-testers, aos problemas de jogabilidade encontrados que não conseguiram ser solucionados pela Capcom. Mais sobre ele, vocês podem conferir nesse meu artigo.


Em CFAS, Ingrid é uma garota misteriosa (seus dados como data de nascimento, tipo sanguíneo e local de nascimento são desconhecidos), que parece ter alguma relação profunda com Death (ou Avel, seu nome verdadeiro), o vilão do jogo, além de não gostar de ondas eletromagnéticas. Ela possui ainda uma vida longa, ao contrário de Death. Ingrid também gosta de brincar com seus oponentes, mostrando suas habilidades. Ela ainda possui um grande poder e um destino importante.

Avel, mais conhecido como Death
Devido ao que foi divulgado, Ingrid não seria exatamente uma humana comum. Alguns fãs, depois da Capcom divulgar mais detalhes sobre o CFAS, especulam que ela pode ter sido criada por Death, até devido a relação deles, que nunca foi revelada. Além disso, Ingrid iria possuir também um lado negro, mas não há detalhes sobre o que exatamente seria essa Dark Ingrid, a não ser os possíveis designs dela:


Os personagens exclusivos do jogo (exceto Death) fariam participações em outros jogos da empresa, como, por exemplo em Otoranger. Mas, de longe, Ingrid foi a melhor aproveitada. E é aí que começa a discórdia com a personagem.

Sim Discord, é agora que a treta começa!


Capcom Fighting Jam


Eis o jogo que NINGUÉM quer lembrar. Chamado "carinhosamente" por alguns de "Capcom Fighting Mugem", ele reúne diversos personagens da Capcom num crossover, onde Ingrid tinha algum problema com Pyron e precisava derrota-lo. O final da personagem não diz muita coisa, a não ser que ela conseguiu derrotar Pyron, bani-lo e depois do serviço terminado, se "aposentou".


O fato do jogo em si ter tido uma resposta negativa AO EXTREMO, por parte dos fãs, não ajudou muito na popularidade de Ingrid. Alguns ficaram curiosos em saber quem era a menina mágica bonitinha (ou meio furiosos, cansados de personagens no estilo Athena Asamiya), mas ficou por isso mesmo. Até que a Capcom resolveu coloca-la em uma de suas maiores franquias...


Street Fighter Alpha 3 Max

Nesse jogo é revelado que Vega/Bison roubou algo que pertence a Ingrid, e que ela quer de volta. Ao menos, isso é no storyline japonês. Na versão americana, sabemos que Ingrid é a "verdadeira detentora" do Psycho Power e viaja no tempo para dar uma lição em Vega/Bison, pois um mero humano normal como ele, não poderia usar esse poder. Ou seja, no próprio background, deixa claro que ela é muito poderosa, até mais que Vega/Bison. Sem falar que, como ela vem do futuro, sabe do fim de alguns personagens, como Ryu. Aí começa a discórdia, de fato.


Alguns fãs ficaram um tanto indignados, pois como uma personagem que LITERALMENTE caiu de pára-quedas, sem NENHUM tipo de "familiarização", é tipo "a rainha da cocada preta", que sabe de tudo, que pode destruir o Vega/Bison com um estalar de dedos e, simplesmente, acabar com TODOS os problemas que Vega/Bison causou posteriormente? Tanto que, para estes, ela virou a "mary sue" da Capcom, a personagem perfeita, idealizada, que pode tudo. Isso óbvio, ainda tem aqueles que estavam cansados de personagens no estilo da Ingrid.


Devido a esse background, um tanto problemático, ao mesmo tempo que a Capcom conseguiu aumentar a popularidade da personagem, aumentou de maneira igualmente proporcional, a legião de haters da mesma. Tanto que, se o leitor tiver paciência, poderá ler diversos comentários no Facebook de Yoshinori Ono pedindo pela volta de Ingrid em algum Street Fighter, como também pedindo para pelo amor de Deus e a tudo que é mais sagrado, para ela não aparecer.


Project X Zone 2

Nesse jogo, Ingrid quer que Vega/Bison devolva o que lhe roubou, como na versão japonesa de SFA3Max e, assumo, tem um ótimo senso de humor, sendo sarcástica e um tanto troll (como a imagem abaixo, que me fez rir durante um bom tempo).



Continua sendo poderosa, no maior estilo entidade da luz. A participação dela, aparentemente, não mudou muito a popularidade negativa, ao menos no que vi (posso estar errada).


No máximo, cativou alguns, que mesmo assim, só "aceitariam" a personagem em um novo SF, caso o background dela, fosse diferente daquele proposto em SFA3Max. Quem sabe, algo que remeta ao CFAS.


Street Fighter x Tekken

Bem, nesse caso, a culpa é da Udon! xD Na adaptação do jogo feita pelo estúdio, mostrando o prólogo dos eventos, fica claro que quem jogou Pandora na Terra foi Ingrid, como um "presente" para testar os lutadores.


 

Nesse quadrinho, Ingrid é um tipo de deusa/deidade/entidade cósmica poderosa.

Porém, no jogo, não há nada explicando quem jogou Pandora lá.


Atualmente

A Capcom confirmou que a participação de Ingrid em SFA3Max não é canônica. Ingrid ali é uma convidada especial, sua presença no jogo, em termos de história, nunca aconteceu. Ela é apenas uma personagem extra para os jogadores e mais nada.

Além disso, foi dito no começo do artigo, a Capcom revelou mais detalhes sobre Ingrid e os outros personagens de CFAS no CFN Portal, onde terminamos conhecendo sua história original, e também, fica claro o caráter especial da ficha (assim como dos personagens da série versus, como Violent Ken e Shadow Lady, que são de um universo paralelo), não tendo ligação alguma com o universo de Street Fighter. Tanto que chega a ser engraçado ou triste, dependendo do seu ponto de vista, que o personagem Blade de Street Fighter The Movie, Mary de Chun-Li Ni Makase China e até Ruby Heart de Marvel vs Capcom 2, ganhou uma nova versão e são canônicos, no universo principal da série, enquanto que Ingrid não.

Será que um dia veremos Ingrid novamente em SF? Quem sabe. Mas talvez, com o que foi divulgado, eles usem o background original da personagem. E não contem muito dela se tornar canônica, ao menos, não agora (porque lembre-se a Capcom ama nos trollar xD).

Bem, espero que tenham gostado desse especial sobre ela e que eu tenha conseguido ser um tanto imparcial. Fiquem a vontade para comentar. =)

Então, até a próxima!!! ^^

8 comentários:

Kiske - Otoko disse...

Adoreeeei *--*

Anderson Castro disse...

Ingrid é puro amor

Roger Silva disse...

Nada mais é surpresa no street fighter.

Anônimo disse...

(assim como dos personagens da série versus, como Violent Ken e Shadow Lady, que são de um universo paralelo)

Universo paralelo não, um é da cronologia dos personagens Capcom e SNK e a outra é da cronologia dos personagens Capcom e Marvel.

Bia Chun-Li disse...

"Universo paralelo não, um é da cronologia dos personagens Capcom e SNK e a outra é da cronologia dos personagens Capcom e Marvel."

O que não deixa de ser um universo paralelo. Trecho da ficha de Violent Ken no CFN Portal:

However, when Ken sees Ryu's red headband, he temporarily gains control of himself, because he recalls all of the memories he shared with his eternal rival. (Yes, this is still in a parallel universe).

http://game.capcom.com/cfn/sfv/column-130434.html

Trecho da ficha de Shadow Charlie no CFN Portal (com a tradução cagada do google):

"Assalto sombra que absorva a energia da outra parte.

Heck Quem eu! (A configuração paralela)"

http://game.capcom.com/cfn/sfv/column-130857.html

Trecho da ficha de Shadow Lady, com a mesma tradução horrorosa, no CFN Portal:

"Ceramica Le liga de titânio.
barreira do plasma para libertar o choque do corpo.
de laser ultra-grossa, o laser Big Bang.

Heck Quem eu! (A configuração paralela)"

http://game.capcom.com/cfn/sfv/column-130858.html

Quem afirma que é de um universo paralelo (ou configuração paralelea pela tradução zoada), não sou eu é a CAPCOM!

Então sim, ELES SÃO DE UM UNIVERSO PARALELO, mesmo que seja de universos distintos. É só lembrar do conceito de multiverso da DC, da Marvel ou de Dragon Ball.

Bier disse...

Quero que ela volte? Bom... mais pra bater nela... pra mim, é um personagem dispensável, mas tudo certo.
Agora... a CAPCOM querer que a gente engula que uma menininha toda cuti-cuti tem mais poder do que o Fucking-Awesome-Psycho-Powered-Bison??? Não fode, né, CAPCOM???!!!!???!!!111111111[onze]

Synbios disse...

Eu gostei da Ingrid, gostei de CFJ(até hoje lembro o dia em que bati contras com o Arildo nesse jogo em uma locadora perto de casa), por isso, eu digo siiiim à volta da Ingrid no Street Fighter V, nem que seja sem Modo História!

Juninho! disse...

Eu aceito quase qualquer coisa em SF, MENOS A INGRID!

Na moral, ela parece um personagem (ruim) de KOF e que copia a Athena, o que é de longe a pior ideia possível.

Não tem motivo nenhum pra ela retornar, e que esses motivos continuem ausentes, acho que até o Gato de Botas no jogo seria muito melhor do que ela ali.

Comentários