22 outubro 2020

E nós somos os Darkstalkers! 2ª Parte


Atualizações em negrito.

Este artigo foi publicado originalmente em 20 de outubro de 2010. Devido a atualização extensa desse e de outros artigos da série, achei melhor republicar.

Nihao!!! Continuando os posts, na primeira parte, falei sobre Morrigan, Lilith, Anakaris e o meu vampirão Demitri. Agora, iremos para as próximas criaturas da noite.

Jon Talbain (Gallon):Scan 11
Um lobisomem (que não possui nenhuma ligação com os lobisomens do universo antigo da White Wolf =P). A lenda do lobisomem é bem antiga, e sua raiz se encontra na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, quando Licaón, o rei da Arcádia, serviu a carne de Arcas/Árcade – filho de Zeus com uma ninfa – a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo. Uma outra personagem famosa da mitologia grega que foi transformada em lobo foi o pugilista arcádico Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu.


Na versão mais conhecida da lenda, o homem se transforma em lobisomem em noites de lua cheia. Nas lendas modernas, para matá-lo, é preciso acertá-lo com algum artefato feito de prata. O interessante, é que a prata é associada na alquimia à lua, aquela que quando cheia, “liberta” o lobisomem

No Brasil, há a lenda de que caso uma família tenha um menino após 7 ou 8 filhos seguidos do mesmo sexo, esse será um lobisomem.

Algumas lendas informam que se uma pessoa for mordida por um lobisomem e não encontrar a cura até 12ª badalada do mesmo dia, ela será lobisomem para sempre.
No game, Jon é filho de uma humana com um lobisomem (informação retirada do plot guide do game).


O nome americano (Jon Talbain) é uma possível referência a Larry (Lawrence) Talbot, já que o ano de sua data de nascimento (1940) se coincide mais ou menos com o lançamento do filme “The Wolf Man” (1941).

Já a pronúncia do seu nome original, Gallon, em japonês é semelhante a palavra garou, que quer dizer "lobo faminto".


Outra homenagem que o personagem possivelmente faz (arigato Avalanche/Gustavo Cassali pela informação) é ao filme O Lobisomem de Londres, lançado em 1935. O personagem do filme se torna um lobisomem enquanto estava no Tibet. Jon, assim como o personagem do filme, também possui uma temática oriental, como podem conferir no gif, de uma de suas poses de vitória.


E falando em temática oriental, alguns fãs discutem que uma outra inspiração para o personagem seja o artista marcial Bruce Lee!


Essa teoria é baseada no fato do uso do nunchaku por Jon em provocações e poses, além de seu "flying kick" e até a mesmo a maneira de como ele uiva nos ataques. Outro ponto favorável para essa teoria é de que o físico de Jon, em, sua forma humana, é semelhante ao de Bruce Lee, além de seu traje.

Dizem também que o personagem da série BlazBlue, Valkenhayn R. Hellsing, é uma homenagem a Talbain, pois além de se transformar num lobiosomem, possui um ataque semelhante ao Beast Cannon de Talbain e também devido ao fato de uma de suas cores alternativas em BlazBlue: Continuum Shift, ser uma referência a Jon.


Em Marvel vs Capcom 3 a personagem Amaterasu ganha um traje alternativo do personagem.


Por fim, nos quadrinhos da UDON e no anime OVA, Jon e Felicia se tornam amigos, sendo ele protetor com ela, enquanto que Felicia o ajuda em seu autocontrole e a abandonar o ódio que sente por humanos. Nos manhuas os dois são amigos, porém fica entendido que ele sente algo a mais por ela, surgindo assim o triângulo amoroso Jon-Felicia-Demitri (para entender, leia este artigo).


Felicia:
Felicia
A coisinha fofa de Darkstalkers é uma catwoman, provavelmente baseada nas nekomimi, ou seja, as catgirls. Catgirls são comuns nos animes e mangás, e provavelmente é uma derivação da criatura mitológica do folclore japonês bakeneko, que é um gato com habilidades sobrenaturais, parecidas com as de uma Kitsune ou de um Tanuki (cães guaxinins, animais comuns na Eurásia). Ou também, pode ter origem com uma das lendas envolvendo as kitsunes, onde elas poderiam conseguir a forma humana (geralmente uma mulher bonita, jovem ou velha), mantendo apenas a orelha e a(s) calda(s).


Conforme o plot guide do game, a raça de Felicia não possui machos no mundo humano e caso uma catwoman mantenha relações com um humano, o bebê sairá humano. As catwomen nascem semelhantes aos bebês humanos porém, entre os 4 e 10 anos de idade, começam a crescer pelos no corpo e a capacidade de se transformar, além de possuir um faro apurado que ajuda a encontrar outras catwomen. Até o momento, não há como as catwomen se reproduzirem no mundo humano.

Ainda de acordo com o plot guide, nos EUA, as catwomen até que eram bem aceitas pela população, tendo um olhar mais como animal raro do que como monstros. Com o passar do tempo, elas acabaram possuindo direitos humanos, apesar de ainda existir um pouco de preconceito. O musical de Felicia, assim como a personalidade amável da personagem, terminaram ajudando no combate ao preconceito que ainda restara.

É dito que a inspiração para a personagem veio do poema de Edward Field (que posteriormente teve um filme erótico) “Curse of The Catwoman”, que vocês podem conferir aqui. O ano de sua data de nascimento (1967) se coincide com o ano da publicação do poema.


Uma curiosidade envolvendo Felicia e Morrigan é que a princípio, Felicia seria a “femme fatale” do jogo e Morrigan a personagem “kawaii”. Conforme foram desenvolvendo, isso foi trocado (Felicia = kawaii; Morrigan = femme fatale).


Felicia, como podemos ver nas artes conceituais do jogo acima, poderia ter sido uma mulher pantera ou mulher leopardo.


No jogo Dead Rising 3, o personagem Nick Ramos possui um traje cosplay de Felicia.


Outra personagem a ganhar um traje homenageando a gatinha é Menat em Street Fighter V.


No manhua de Darkstalkers, Felicia é um tipo de licantropa, possuindo uma forma humana e uma transformada, similar ao personagem Jon Talbain. E no mesmo manhua, ela termina tendo um filho com... Demitri?!


Em 2006 saiu, apenas no Japão, o jogo mobile Felicia's Magical Step. Infelizmente, até o momento, não consegui encontrar mais informações a respeito desse jogo.

Por fim, o nome Felicia vem do latim e significa feliz. Ela recebeu esse nome da Irmã Rose, a freira que a criou, a partir da palavra "felicity" (felicidade). Combinou com ela, não?


As amigas de Felicia:


Nos jogos da série Darkstalkers, aparecem outras catwomen além de Felicia, que inclusive dão suporte em alguns ataques e aparecem em poses de vitória. São elas:

  • Alto: Uma criança de 10 anos que era mantida como bichinho de estimação raro de uma família rica, só que fugiu e foi viver nas montanhas. Ela foi salva por Grace. É um tanto tímida e possui medo de estranhos. Seu nome foi dado por Grace;

  • Grace: Uma catwoman de 24 anos de Utah que possui a habilidade de se transformar em um gato. É como uma mãe para Alto;
  • Lucy: Possui 18 anos e nasceu na Virgínia. Chegou a trabalhar num circo mas saiu, quando um amigo humano morreu devido a uma doença. É conhecida pela sua força física e pelo seu cinismo; 

  • Nana e Mimi: Gêmeas de 11 anos que nasceram em HongKong mas foram criadas em Saitama no Japão. Elas chegaram no país ao se misturarem com a carga de contrabando num navio e foram encontradas e criadas por um casal de idosos compreensivos. São meninas fáceis de lidar;


  • Nonno: Amiga de Nana, se conheceram nas montanhas atrás de sua casa. Não há detalhes sobre sua história ou idade. Gosta de se esconder numa bola;

  • Piko: Tem 7 anos e nasceu em Minnesota. Morava em um orfanato, mas ao ver o show de Felicia, resolveu ir atrás dela. E bastante curiosa.


No jogo Marvel vs Capcom, algumas amigas também aparecem, porém, com uma aparência um pouco diferente. Grace com cabelos mais "domados", Lucy com um novo corte e sem a sua bandana e Nonno e Piko crescidas.


Victor von Gerdenheim:
Victor
Victor é um frankenstein criado pelo Doutor Von Gerdenheim. Ok, mas o que é um "frankenstein"? O Frankenstein é um tipo de Golem, um ser criado artificialmente. A lenda tem origem no folclore judaico, sendo bem mais antiga que o próprio judaísmo.


Adão é descrito no Talmud, inicialmente como sendo um golem, quando o seu pó estava misturado num pedaço sem forma. Todos os golens são criados a partir da lama, eram criações de pessoas santas e muito próximas a Deus. Mesmo possuindo algumas características semelhantes aos humanos, os golens eram incapazes de falar.


Victor é claramente baseado na criatura feita pelo Dr. Frankenstein na versão cinematográfica feita em 1931 pela Universal. A criatura no livro de Mary Shelley (que nunca recebeu um nome), ao contrário do que é mostrado no filme, possuía uma aparência mais bela.


Curiosamente, nos arquivos do jogo da primeira versão de Darkstalkers, há o nome não utilizado para Victor (que provavelmente seria usado na versão ocidental) que é Frankstein! 


Victor possui alguns golpes bem curiosos envolvendo a sua bunda, que pode agarrar e eletrocutar o adversário!

O nome Victor possui origem latina e significa vitorioso. 


Emily:


Emily é um outro golem criado pelo Doutor Von Gerdenheim, que fez diversas experiências em corpos humanos até a criação de Victor.

Sendo um protótipo, ela não conseguia gerar eletricidade sozinha e só podia ser ativada uma vez. Após diversas falhas, o Doutor conseguiu animar Emily.

Não se sabe como Emily consegue se mover como Victor. Dizem que, quando Victor foi animado, parte da eletricidade usada fluiu para o corpo da garota, que conseguiu armazenar uma grande quantidade de eletricidade por acidente.


No final de Victor em Darkstalkers 3, ele se sacrifica para que ela possa voltar a vida. 

O nome Emily é a versão em inglês do nome Emília, que significa "aquela que fala de modo agradável". Ele possui duas prováveis origens:
  • Latim: De Aemilia, que é a forma feminina de Aemilius (Emílios em português), um sobrenome romano;
  • Mitologia Grega: De Aimylios (“o que fala de modo agradável”), filho de Numa, que recebeu esse nome por possuir uma linguagem graciosa.
Uma coisa é certa, Emily é mais graciosa que Victor...

Ela, ao lado do Doutor Von Gerdenheim, aparecem como personagem de apoio em alguns ataques de Victor em Darkstalkers 3.


Irei terminar por aqui. Espero até o final do mês, fazer todas as postagens referentes aos personagens da saga!^^ Espero que tenham gostado! See ya!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! xDDD

Não esqueça de visitar os outros artigos dessa série:

2 comentários:

Avalanche(Lance) disse...

Chun Chunnn!!!
Informações do subterrâneo:

O John Talbain não só é uma referência ao próprio personagem do filme O Lobisomen de 41, como também ao menos conhecido filme de 35:

O Lobisomen de Londres.

Aonde o personagem é contaminado pela doença após ser mordido por um Lobisomen enquanto estava no Tibet.

Assim como o Talbain que foi mordido no oriente por isso ele e seu mestre têm a temática de ninjas.

Lucas disse...

post muito bom!
o personagem mais legal era a Lei Lei!
bons tempos, agora só jogo em MUGEN

Comentários