01 janeiro 2008

Curiosidades sobre o Natal!!!^^

Bem, iniciando o ciclo de postagens que já era para eu ter postado, vamos falar primeiro sobre o natal e seus símbolos.



* Origem do Natal *

Convencionou-se a se comemorar no natal o nascimento de Jesus Cristo (que não sei para você, mas para mim é o meu salvador). Porém, como algum espertinho que leu a Bíblia deve já ter sacado, não existe nada escrito lá que se confirme que o nascimento do Filho de Deus seja realmente no dia 25 de dezembro (tanto que em alguns locais, como se não me engano a Romênia, se comemora o natal em outras datas).

A comemoração instituída no dia 25, na verdade tem origem pagã. Sim pagã, lá na época da Roma antiga. A data tem a ver com a festividade da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol”. Neste dia também se comemorava o nascimento do deus persa Mitra, o sol da virtude. A ideia de se comemorar o dia do nascimento de Jesus nesta data, foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano de 354 d.C., como uma maneira de cristianizar os cultos pagãos e assim conseguir converter os pagãos a nova religião adotada pelo império (uma curiosidade: a partir do momento que o cristianismo se tornou a religião oficial de Roma, o paganismo deveria acabar. Ou seja, a perseguição que se tinha anteriormente aos cultos monoteístas - como o judaísmo e o cristianismo - agora se estendia aos pagãos.). A festa do Natal tem origem com a adoração ao sol.

Hoje em dia, o natal virou uma festa cristã, porém, devido ao nosso sistema de econômico (Capitalismo), a festa possui um forte apelo comercial, tanto que em países como o Japão (cuja sua população majoritariamente não é cristã), se comemora o Natal, mas não como uma festa cristã e sim, levando o lado comercial da coisa.


* A árvore de Natal *

A árvore de natal tem origem antes do nascimento de Cristo. O registro mais antigo que se tem notícia, data-se entre o segundo e o terceiro milênio a.C.. Os povos indo-europeus que se expandiam nesta época, consideravam a árvore uma expressão da fertilidade da Mãe Natureza, sendo o Carvalho considerado a rainha das árvores. Antigamente, quando chegava o inverno e as folhas caíam colocavam-se enfeites para atrair o espírito da natureza, pois pensavam que ele tinha fugido.

A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Acredita-se que tenha começado com Martinho Lutero, quando certa vez, caminhando pela floresta, ele ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

A partir do século XIX, a tradição da árvore de natal chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e mais tarde, já no século XX, virou tradição na Espanha e em outros países da América Latina.


* Enfeites da árvore *

Os enfeites da árvore, assim como a própria, tem origem no paganismo. As bolas e as estrelas tem origem nas pedras, maçãs e outros elementos que enfeitavam o carvalho. Cada enfeite possuía um significado. E assim como na árvore primitiva, cada enfeite da árvore de natal atual, possui um significado.
Os pisca-pisca (anteriormente velas) simbolizam a purificação, sendo a chama acesa a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras, que também são utilizadas, são um clássico símbolo da boa sorte. As pinhas são símbolos da imortalidade e os sininhos são a mostra do júbilo natalino. As bolas coloridas (antes elas eram lindas, feitas de vidro - essas bolas de vidro foi desenvolvidas pelos sopradores de vidro da Boêmia - hoje são umas coisas feias feitas de plástico... ¬¬), que têm sua origem nas maçãs, são signos que atraem a abundância. Por último, as estrelas anunciam os desígnios de Deus, sendo a estrela que comumente fica no alto da árvore refere-se a estrela de Belém.


* A estrela de Belém *

Na passagem bíblica que narra o nascimento de Jesus, há o aparecimento da estrela que guiou os Reis Magos até a manjedoura. São várias teorias que tentam explicar que estrela é essa, entre elas, a de que seria o planeta Vênus, a passagem dos cometas Halley ou Hale-Bopp, etc.

Dentre estas hipóteses, a mais aceita é a do astrônomo Johannes Kleper, que no iníco do século XVII, em 1606, afirmou que a estrela era uma rara conjugação da Terra entre os planetas Júpiter e Saturno, passando pelo Sol ao mesmo momento por Peixes. Tal fenômeno visto de um observador da Terra, era uma estrela muito brilhante. Outra hipótese aceita e mais recente, tem a idéia de uma nova estrela brilhante observada próxima da estrela Theta Aquilae.


* O Presépio *

A tradição católica diz que o presépio surgiu no século XIII, quando Francisco de Assis quis celebrar o Natal da forma mais realista possível, montando, com a permissão do Papa, um presépio feito de palha com ma imagem do menino Jesus e um boi e um jumento juntos vivos perto dela.

Devido ao seu sucesso, rapidamente o presépio se estendeu por toda a Itália, a princípio entre os nobres e, aos poucos, chegando as classes mais pobres da sociedade. Na Espanha, a tradição chegou apenas no século XVIII, com o monarca Carlos III e a França só importou a tradição apenas no início do século XX.


* Peru de natal *

O peru é uma ave de excelente sabor, tendo sua origem no continente americano. Colombo conheceu ave quando chegou a América e, como todos sabem, ele achou que estava nas Índias, por isso na Itália, seu nome ficou sendo gallo d'Índia (ou dindio/dindo), na França como coq d'Índie ou dinde e na Alemanha como calecutischerhahn, numa referência a Calcutá. O peru de tão apreciado, se tornou símbolo das grandes ocasiões.

Nos Estados Unidos, o peru se tornou símbolo do fim da fome dos primeiros colonos ingleses e hoje é prato obrigatório no Thanksgiving (a Festa de Ação de Graças). No Brasil, a ave é apreciada desde a época colonial.


* Papai Noel *

A origem do bom velhinho provavelmente foi inspirada em um bispo turco chamado Nicolau (o São Nicolau) que nasceu em 280 a.C.. Esse bispo, que era muito bondoso, costumava a ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas as chaminés das casas. Ele virou santo da igreja após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação do Natal com São Nicolau ocorreu na Alemanha e logo se espalhou pelo mundo. Nesta época, a imagem que se tinha do bom velhinho era de um senhor com vestes de inverno de cor marrom. Quando a lenda se espalhou pelo mundo, o nome sofreu alterações, mas a imagem era a mesma. A título de curiosidade, abaixo está Papai Noel (que em Portugal é chamado de Pai Natal) em diversas línguas:
  • Papai Noel Alemão: Na Alemanha ele é chamado de Kriss Kringle, termo cuja tradução literal é Criança do Cristo.
  • Papai Noel Francês: Na frança ele é chamado de Pere Noel.
  • Papai Noel Espanhol: Nos países de língua espanhola o bom velhinho é geralmente chamado de Papa Noel.
  • Papai Noel Norte Americano: Santa Claus é o nome dele nos Estados Unidos e no Canadá
  • Papai Noel Inglês: Father Christmas é o nome do bom velhinho em inglês, ele tem o casaco e barba mais longos.
  • Papai Noel Sueco: Na Suécia Jultomten é o nome da famosa figura natalina.
  • Papai Noel Holandês: Na Holanda, chama-se Kerstman.
  • Papai Noel Finlandês: Na Finlândia, Joulupukki.
  • Papai Noel Russo: Na Rússia, é chamado de Grandfather Frost ou Baboushka.
  • Papai Noel Italiano: Na Itália, Belfana ou Babbo Natal.
  • Papai Noel Japonês: Para os poucos cristãos do Japão ele é conhecido como Jizo.
  • Papai Noel Dinamarquês: Na Dinamarca, chama-se Juliman.

O visual do Papai Noel moderno surgiu com o cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys (edição de 1º de Janeiro de 1863). Porém, o seu visual só foi ganhar impulso com uma campanha publicitária da Coca-Cola de 1931.


Bem, espero que tenham gostado destas curiosidades!!!^^ Espero que tenham tido um feliz natal e que esse ano seja maravilhoso para cada um de vocês!!!^^

Referências: 

Nenhum comentário:

Comentários